terça-feira, 4 de agosto de 2009

Amizade é como cristal

Amizade é uma coisa engraçada, vinda de mim. Já tive milhares de "melhores amigas" quando era pequena. Tem aquela da primeira série, em que nós exercemos o papel de subordinada da menina, apenas para adquirir aceitação. Na minha experiência, dessa linda "abelha-rainha" eu roubei o celular, levei para casa e jurei de pés juntos para meus pais que a menina havia me emprestado, enquanto a mesma, no telefone, chorava dizendo que não tinha conhecimento de que o celular estava comigo. Com essa menina reencontrei-me no ano passado e fui colega quando troquei de colégio. A minha sorte é que ela não recordava-se desse evento. Depois nós encontramos a melhor amiga mais fixa, aquela que surge desde pequena, o que me ocorreu na segunda série. A amizade foi mantida exclusivamente até a sexta série, quando desenvolvi mais amizades paralelas. A partir disso rompi amizade com muitas dessas, mas encontrei em outras, mais recentes, amizades mais fortes e muito mais maduras. O problema mesmo se manifesta quando descobrimos todos os defeitos dessa amizade madura, e eles parecem ser muito piores do que os antigos, que eram, de fato, mais bobos. Não sei o porquê desse paralelo, essa "comparação", feita por mim agora e aqui. Acho que estou desabafando do meu jeito. Eu acredito, por exemplo, que amizades não tem prazos. Nem no começo e muito menos no fim. Para mim, posso ser a melhor amiga de uma menina que conheci a dois meses tanto quanto eu posso ser daquela que conheço a vida toda, mas se tem algo que me incomoda é a falta de compreensão, é a falta de consideração. Talvez até tenha aprendido errando, mas, com certeza, tenho isso como algo "inconsertável" (adoro inventar, rs.), agora que, com o tempo, se desgasta, não fica do mesmo jeito. Acho que amizades são feitas e construídas para serem usurfruídas tanto em momentos bons, quanto em ruins e acredito que aquele que apenas se aproveita nos bons e foge nos desagradáveis, não é seu amigo de verdade. E acredito, também, que se você não abrir os olhos para os amigos só te querem nas horas boas, e desprezar aqueles nas horas agradáveis e apenas lembrar nas ruins, você acaba sozinho. Pois as pessoas cansam. E se esse seu amigo de verdade for embora, um dia, mais cedo ou mais tarde, você estará sozinho. Na hora raiva pode encher os pulmões e gritar que tem companheiros, mas quando o escuro e o calar da noite chegam, e a festa acaba, e o seu tal "amigo" for embora para outra festa, você e a sua tristeza vão ficar parados e tristes do pior jeito: solitários. E de quem você lembrará? Do seu amigo de verdade. "Amizade é como cristal, quando se quebra: jamais se torna igual."

Nenhum comentário:

Postar um comentário